segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Principais abordagens das aulas do módulo 1 – ciclo 3

1. Dimensão estruturante das tecnologias

Titulo deste módulo este termo provocou reflexões e discussões durante todo o nosso percurso .

As novas tecnologias, principalmente as tecnologias digitais ultrapassaram a fase em que eram vistas apenas como novos recursos, hoje são visivelmente estruturantes. No que se refere a relação entre novas tecnologias digitais e a educação podemos  afirmar que além de excelentes recursos, elas são responsáveis por uma nova estruturação nessa área. Uma estruturação marcada pela relação dialógica, o que implica em dizer que a Educação e as novas tecnologias não mais serão as mesmas porque estão se moldando a medida que vão interagindo na ação educacional.
As mudanças nas formas de comunicação e na aquisição dos conhecimentos, provocada pelo fácil  acesso as tecnologias digitais nos vários segmentos da sociedade, requer também uma nova forma de a escola trabalha o ensino e a aprendizagem. As NTICs permitem discutir possibilidades que o ciberespaço oferece para a criação de novos padrões de aquisição e construção dos conhecimentos no processo educativo.

2. Cibercultura: conceitos e proposições

 LÉVY, Pierre. Cibercultura. Sao Paulo: Ed. 34, 1999

Os capítulos deste livro foram divididos entre grupos de alunos para fazer a leitura previa e apresentar, nas aulas, para a turma abordando os pontos principais para discussão coletiva.

Definições
Lévy na primeira parte do livro apresenta de forma clara reflexões sobre as mudanças provocadas  na sociedade a partir  das novas tecnologias, explica os conceitos técnicos que exprimem e sustentam a cibercultura. Analisa o progresso   do uso da informática nos últimos 50 anos onde segundo o autor “é impossível traçar limites ou definir sua abrangência se considerado apenas o tecno-cosmo-ciberespaço”.
Alguns conceitos abordados:
Virtual - "o virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual. Contrariamente ao possível, estático e já constituído, o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objecto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a atualização."
Ciberespaço -“O ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo.”
Lévy (2000, p. 17)

Proposições
A Segunda Parte do livro enfoca as proposições e implicações culturais do desenvolvimento do ciberespaço. O autor resgata as tendências da evolução técnica que baseiam a universalidade desprovida de significado central - um "universo sem totalidade" - da civilização emergente. Faz uma análise sobre a nova pragmática das comunicações instaurada pelo ciberespaço, conduzindo a explicação teórica do conceito de universal sem totalidade. Desta forma é possível compreender o movimento social que propaga a cibercultura, de suas formas estéticas e de sua relação com o saber e as reformas educacionais necessárias na cibercultura.

Ética hacker

As discussões em sala e a produção do vídeo contribuíram para  ampliar o meu conhecimento (antes restrito) sobre o tema.

  • Os 3 pilares da ética hacker:

- Colaboração.
- Conhecimento.
- Liberdade.

  • Hacker X cracker


Os termos hacker e cracker se parecem muito e são comumente confundidos por aqueles que não conhecem o vocabulário do mundo da informática. Na verdade, hackers e crackers são  pessoas que possuem habilidades para lidar com sistemas e programações, e que dedicam muito tempo de suas vidas a fim de estudar tais conteúdos. O que os difere é o uso que fazem destes conhecimentos. 
O hacker é uma pessoa que tem um perfil autodidata e elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas e ainda utiliza seu conhecimento para testar os recursos de segurança instalados nas empresas.
Os crackers são indivíduos que utilizam seu conhecimento para invadir computadores e roubar informações confidenciais. Geralmente essas informações são vendidas ou utilizadas para aplicar golpes na Internet.
Todo hacker tem um código de ética, são regras que seguem quando está invadindo um site. As ações de  um verdadeiro hacker são muito diferentes das ações de um cracker ou de uma pessoa que espalha vírus. Estas pessoas são criminosas   e denigrem  a imagem dos verdadeiros hackers.
Piratear software é roubo. Qualquer pessoa pode piratear um software comercial e igualmente conseguir alguns vírus e rodar no seu próprio computador. Isso não requer nenhuma habilidade ou inteligência.
O verdadeiro hacker presa pelo seu código ético, respeitando os computadores que ele invade.
Aqui está algumas regras do código de éticas:   
 
  • Nunca apague intencionalmente ou danifique um arquivo em um computador que você tenha invadido.  
  • Trate os sistemas que você invade como você trataria seu próprio computador.  
  • Notifique os administradores de sistemas sobre qualquer brecha de segurança que você encontrar.  
  • Não invada para roubar dinheiro.  
  • Não invada para roubar informações.  
  • Não distribua ou colecione software pirateado.  
  • Nunca corra riscos estúpidos - tenha consciência da sua habilidade.  
  • Sempre esteja disposto compartilhar e repassar seu conhecimento e os métodos que utiliza.  
  • Respeite quem está aprendendo (seja humilde).  
Cultura digital

 Este texto que encontrei na internet complementa o que foi abordado nas aulas .


Geração X, Geração Y, Geração Z ...
Por Daniel Serrano
27/06/2010

Recentemente tem havido uma necessidade de se nomear as gerações de forma a não alinhar com as mesmas características indivíduos de épocas diferentes. Até há pouco tempo atrás, quando nos referíamos a crianças, adolescentes ou pessoas de meia ou terceira idade acabávamos generalizando comportamento e características, independente da época em que viveram.
Hoje é inaceitável imaginar o comportamento de um adolescente, independente da época que tenha vivido.
Assim, fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com certeza terá características diferentes de um adolescente do início do Século XX, ou dos anos 50, 60 ou 90.
Dessa forma, se optou por chamar as gerações (independente de sua idade, já que as gerações envelhecem) por nomes específicos

As principais classificações das gerações são:

Geração X
A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.

Geração Y
A Segunda geração foi a denominada Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials.
Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

Geração Z
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, aGeração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

Geração XY
Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.

Geração Alfa (ou Alpha Generation)
Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z. 


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