sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Resenha do livro Sala de Aula Interativa

SILVA, Marco. Sala de Aula interativa. 4 ed. São Paulo, Quartet, 2006. 220p. 16 x 23 cm.

Marco Silva é sociólogo, mestre e doutor em educação. Professor da UERJ e da Unesa, desenvolve pesquisa sobre a interatividade aplicada ao ensino presencial e a distância com desdobramentos nos campos da sociedade, da arte, do mercado e das tecnologias digitais.


Resumo da obra

Neste livro o autor aborda as dificuldades enfrentadas pelo professor para mudar paradigmas de ensinos baseados nas aulas expositivas centradas na figura do professor como transmissor do conhecimento sem uso de novas tecnologias. Desenvolver o uso de uma pedagogia diferenciada baseada na Web requer, além das ferramentas tecnológicas, uma postura educacional inovadora, que permita a participação e colaboração dos alunos na construção do conhecimento.
Marco Silva faz uma pesquisa minuciosa a respeito dos conceitos de interação e interatividade. Comenta as duas formas equivocadas relacionada ao uso destas palavras onde interatividade é conceituada apenas como argumento de vendas sem levar em consideração a abrangência do termo no campo da comunicação e, o conceito de interação que se encontra presente em várias áreas do conhecimento com diversos sentidos.
A Web proporciona ao aluno, alem da possibilidade de interação, direcionar a sua aprendizagem ao buscar o conteúdo do seu interesse criando a possibilidade de o aluno ser um sujeito participativo e autor da sua aprendizagem. O papel do professor passa a ser o de orientá-lo neste processo, visando desenvolver novas competências e habilidades.
Para Silva, o professor deve ser o organizador do percurso, incentivador das múltiplas inteligências. No ambiente online o professor, que em outros espaços enfatiza a memorização e a transmissão, deve mediar a aprendizagem dos alunos, direcionando os domínios do conhecimento de forma ampla e sem fronteiras.
O aluno que anteriormente aprendeu com o controle remoto da TV e com o joystick do videogame e agora aprende muito mais com o mause. Com a internet o aluno deixa de ser passivo para interferir, acrescentar, modificar a sua constante aprendizagem. Neste contexto o professor precisa aprender todo o processo de desenvolvimento de sistemas Web para construir uma teia de espaços abertos a navegação e compreender que diferente da TV, que é apenas para assistir, a tela do computador permite é serve para interagir.
No final o autor apresenta o “Parangolé” de Hélio Oiticica, um conjunto de obras que nasceu, segundo o próprio artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão". O Parangolé deve ser referência para o professor aprender a promover a interatividade nos espaços de aprendizagens quer seja online ou presencial para estimular os alunos a trocarem experiências de forma cooperativa.

Neste livro Marco Silva traz um estudo mais amplo e extenso do significado de interatividade, muito alem da discussão semântica. Para o autor o termo interatividade suscita um debate mais amplo, referindo-se as novas estratégias de organização e funcionamento das mídias de massa, redefinindo papeis de todos os envolvidos no processo da comunicação.
Esta obra é muito intensa. Aborda o tema de forma minuciosa e precisa embasado em um estudo detalhado utilizando uma linguagem acadêmica.
Indicação da obra
A obra discute alternativas, apresenta fundamentos necessários para uma maior compreensão da importância da interatividade no processo da aprendizagem e oferece sugestões para estudantes universitários, professores e demais pesquisadores com abordagens confiáveis que contem o rigor necessário a produção do conhecimento.



Avany Vital de Carvalho é Pedagoga e aluna do curso de especialização em Tecnologias  e Novas Educação, na Faced - UFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário